quarta-feira, 2 de novembro de 2011

ATIVIDADE N º 2

2.1- CONCEITUANDO HIPERTEXTO

R= compreende-se por hipertexto um recurso tecnológico que permite ligar parte de um determinado texto a um conjunto de informações internas e externas ao próprio texto, cujo objetivo é esclarecer o leitor sobre a temática abordada. 

Nesse sentido, ele facilita a comunicação, organização e sistematização das idéias centrais de um texto, na medida em que permite ao elaborador do texto fornecer ao leitor um recurso de consulta permanente as idéias centrais do mesmo.          

2.2- CONCEITUANDO HIPERTEXTO COLETIVAMENTE

R=  A utilização do hipertexto compreende uma atividade coletiva, na medida em que aumenta a possibilidade de interação entre o leitor e o elaborador de texto, facilitando, sobremaneira, a compreensão da atividades desenvolvidas pelo elaborador. Assim, a sua utilização permite o acesso rápido a determinadas informações, tais como: endereços de sites, conceitos acadêmicos e a redes sociais.

2.3- CONSTRUINDO SEU PORTFÓLIO

R= Portfolio é uma lista de atividades, trabalhos e experiências  de um profissional ou de uma empresa , cujo objetivo é oferecer  uma determinado imagem ao público, podemos afirmar que se trata de um perfil público do sujeito o entidade que a produz. Neste sentido, sua função é apresentar midiaticamente as ações desenvolvidas por uma pessoa ou organização pública ou privada.  

2.4- PLANEJANDO ATIVADES COM HIPERTEXTO

R= As atividades que podem ser feitas por intermédio da utilização de hipertexto são as mais variáveis possíveis, entre as quais podemos destacar:  1- a sua utilização em apresentações de slides, onde podemos marcar determinadas palavras, relacionando-as a um site específico que trate sobre o seu significado, 2- em textos acadêmicos, que utilizam recorrentemente palavras muitos técnicas para conceituar determinados ações e procedimentos científicos, como por exemplo,os observado na área médica e 3- nas publicações feitas em blogs, como forma de direcionar o leitor a determinados sites ou redes sociais que o auxilie de forma didática na compreensão efetiva da publicação ora efetuado no blog.   

2.5-NAVEGANDO PELO WIKIPÉDIA

R= A navegação pelo WIKIPÉDIA corresponde ao processo pelo qual os indivíduos possuem a possibilidade, em tempo real, de pesquisar qualquer assunto dentro da rede mundial de computadores, por isso, é também chamado de enciclopédia livre, Isto é, de acervo literário, cultural e científico de acesso democrático e universal.

Através de WIKIPEDIA podemos ter acesso a definições, conceitos e entendimentos sobre diversas áreas do saber. Ele nos permite também contribuir na elaboração ou complementação destes conceitos, servindo como ferramenta de interação entre seus interlocutores.



2.6 REFLETINDO SOBRE SOFTWARE LIVRE.

R= Segundo o WIKIPEDIA”Software livre”, é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado e redistribuído sem restrições. O conceito de livre se opõe ao conceito de software restritivo (software proprietário), mas não ao software que é vendido almejando lucro (software comercial). A maneira usual de distribuição de software livre é anexar a este uma licença de software livre, e tornar o código fonte do programa disponível”.

Desta forma, podemos compreender os softwares livres como uma alternativa de democratização da informação e dos meios utilizados para a sua consecução. Neste sentido, representa a possiblidade de inclusão digital gratuíta e universal.






Nenhum comentário:

Postar um comentário