Atividade 1.1-Quem sou como professor e aprendiz”
A forma como me avalio como professor perpassa pela compreensão que tenho da educação como processo de solidariedade, produção de conhecimento e resgate social. Nesse sentido, eu acredito que ensinar é a forma pela qual contribuo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Assim, julgo ser um professor que ao se colocar no lugar do aluno, senti suas necessidades suas motivações e também suas angustia.
Assim busco sempre me aperfeiçoar para que eu possa oferecer uma aula cada vez melhor, uma vez que ensinando e apreendendo com os meus alunos, busco repassar a eles conhecimentos que possam utilizar não somente na minha disciplina, mas nas suas vidas de uma forma geral
Atividade 1.2 - Registrando a própria reflexão Base de dados
A introdução das tecnologias no processo educativo sem dúvida representa um avanço para a massificação e qualificação da aprendizagem, entretanto é preciso estabelecer determinados limites para a utilização dessas tecnologia, pois assim como podem ser utilizadas o bem público, também pode ser utilizadas para o mal.
Desta forma, devemos compreender que a informática como instrumento de aprendizagem deve estar acompanhada de procedimentos éticos, capazes de oferecer aos seus usuários a capacidade de dicernir entre o bem e o mal.
Atividade 1.3 – Analise o seguinte texto
[...] É necessário repensar a escola e a educação no sentido mais amplo.
A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de
conhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento.”
(Dowbor, L., 2001)
A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de
conhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento.”
(Dowbor, L., 2001)
O autor acredita que a escola nas sociedade modernas devem substituir a aprendizagem conteúdista pela aprendizagem construtivista e emancipadora. A escola deve se tornar um espaço de apoio, de acolhimento e de incentivo a produção, deve ensinar somente os conteúdos necessários aos alunos, para que estes possam utilizá-los de maneira racional na solução de seus problemas práticos.
Assim, cabe a escola ensinar aos seus alunos escolher, dentre a infinidade de informações, aquelas que lhes permitam melhorar como profissionais e como cidadãos. Neste sentido, uma escola adaptada as nova tecnologias tem maiores chances de oferecer aos seus discentes uma educação libertadora.
Atividade 1.4 – Faça uma breve observação na sua escola para levantar quais tecnologias são mais utilizadas e de que forma isto vem acontecendo.
Na escola na qual ensino verificou que há uma estrutura tecnológica bem estruturada, composta de biblioteca, sala de vídeos e laboratório, entretanto, exceto a primeira, as outras não são utilizadas, uma vez que não possuem professores qualificados para administrá-las.
A sala de vídeo não possuem um projeto de ensino, assim como não tem um acervo de filmes educacionais. Desta forma, ainda funciona de forma inadequada e providencial.
O laboratório de informática também carece de um projeto pedagógico, de manutenção dos equipamentos e de professores qualificados para o manuseio da tecnologia de informação e comunicação.
1. Organize estas informações usando o Impress (2 a 3 slides).
2. Salve o documento, atribuindo um nome que facilite a sua identificação, da seguinte forma:
3. Envie o arquivo através desta atividade.
1. Selecione o item “Espaço da Aula” e clique em “Sugestões de Aula”.
2. Procure e Analise um exemplo, destacando pontos das estratégias de aula, da avaliação e do uso de recursos que considera relevante do ponto de vista da aprendizagem do aluno e que possam tornar-se referência para sua prática pedagógica.
3. Elabore no editor de textos um fichamento contendo: nome do programa, áreas do conhecimento envolvidas, breve descrição com uma síntese expressando sua opinião e as idéias suscitadas para colocar em ação posteriormente.
4. Salve o documento, atribuindo um nome que facilite a sua identificação, da seguinte forma: ativ-X_seunome.
Por exemplo: para esta atividade, realizada pelo Renato Bastos, o nome do arquivo será: Poste o arquivo nesta atividade clicando em acrescentar item.
5. Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis, a fim conhecer suas reflexões e relatos.
Programa: Matemática e Meio Ambiente
Tema: Ciências Exatas e suas tecnologia
“Aplicar a Matemática em situações cotidianas faz a diferença para os alunos perceberem que o componente curricular não originou apenas da sala de aula, mas também da necessidade do cotidiano social. Desse modo, o aluno poderá: aplicar de forma concreta alguns conceitos matemáticos melhorando sua compreensão e apreensão; ter seu interesse pela Matemática despertado ante sua aplicabilidade e desenvolver a criatividade, através da criação de novos produtos e embalagens.”(pg 01)
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“Despertar a conscientização a respeito do Meio Ambiente e da importância da sua preservação, assim como da necessidade do reaproveitamento do lixo por meio da reciclagem.” (pg.01)
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“ Utilizar o material reciclado no dia-a-dia”
“Este projeto foi elaborado objetivando a contextualização do tema “Valores e Quantidades”, e serão desenvolvidos com os alunos do 6º ano, onde os alunos não só irão trabalhar a matemática com a quantidade envolvendo o sistema métrico decimal e também os valores da conscientização com o meio ambiente”.
“1ºEtapa
A primeira etapa contar um pouco da historia do sistema métrico decimal
http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/jorgeasantos/matematicaconcursos010.asp
A primeira etapa contar um pouco da historia do sistema métrico decimal
http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/jorgeasantos/matematicaconcursos010.asp
“2ºEtapa
A segunda etapa será trabalhada na sala de aula com o conteúdo sistema métrico decimal de medidas de comprimento onde o aluno terá a noção que sistema métrico decimal, a unidade fundamental para medir comprimentos é o metro...”
A segunda etapa será trabalhada na sala de aula com o conteúdo sistema métrico decimal de medidas de comprimento onde o aluno terá a noção que sistema métrico decimal, a unidade fundamental para medir comprimentos é o metro...”
“3ª Etapa
A terceira etapa do projeto será com a reciclagem do material recolhido pelos alunos. E partindo do desenvolvimento de uma consciência e do valor ambiental quanto à necessidade com responsabilidade, reconhecendo-a como recurso não-renovável e que pertence a todos. Garrafa pet, rolinho de papel higiênico, caixa de pasta de dente, lata óleo e embalagens de leite viram peças para o estudo do sistema de unidades de medidas...”
Opinião: achei a aula muito interessante, pois aplica os princípios básicos das unidades de medida na solução de problemas práticos do cotidiano dos alunos. Além disso, o ensino visa construir uma consciência ambiental de reaproveitamento dos recursos naturais, por intermédio da reciclagem de materiais.
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