quarta-feira, 2 de novembro de 2011

PLANO DE AULA


1- TEMA: APRENDENDO GEOMETRIA POR INTERMÉDIO DA INFORMÁTICA.


2- OBJETIVO GERAL:
Compreender a importância do estudo dos triângulos e a sua aplicação prática na vida dos alunos.

3- OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Classificar triângulos e identificar os seus elementos;

• Reconhecer e aplicar as propriedades cevianas (mediana, bissetriz e altura) por intermédio da utilização de vídeos explicativo


4 – DESENVOLVIMENTO E ATIVIDADES:

Aula 01:

Pesquisar na internet sites que abordem a definição do triângulo

Auxiliar o discente a elaborar um painel demonstrando as figuras geométricas e seus pontos notáveis, através da utilização de cartolina, lápis, régua e compasso.

Aula: 02

Demonstrar por intermédio da apresentação de um hipertexto os principais triângulos e sua aplicação no cotidiano do aluno.

Aplicar um exercício de fixação sobre o tema abordado.

5 - RECURSOS METODOLÓGICOS:
• Computador;
• Internet;
• Data Show;
• Lousa.
• Material do aluno: caderno, caneta, lápis, pincel atômico, papel 40 kg, papel colorido, cola, etc.

6 – AVALIAÇÃO:
Os alunos serão avaliados durante todas as etapas da aula, aproveitando todas as situações de aprendizagem.
ATIVIDADE N º 2

2.1- CONCEITUANDO HIPERTEXTO

R= compreende-se por hipertexto um recurso tecnológico que permite ligar parte de um determinado texto a um conjunto de informações internas e externas ao próprio texto, cujo objetivo é esclarecer o leitor sobre a temática abordada. 

Nesse sentido, ele facilita a comunicação, organização e sistematização das idéias centrais de um texto, na medida em que permite ao elaborador do texto fornecer ao leitor um recurso de consulta permanente as idéias centrais do mesmo.          

2.2- CONCEITUANDO HIPERTEXTO COLETIVAMENTE

R=  A utilização do hipertexto compreende uma atividade coletiva, na medida em que aumenta a possibilidade de interação entre o leitor e o elaborador de texto, facilitando, sobremaneira, a compreensão da atividades desenvolvidas pelo elaborador. Assim, a sua utilização permite o acesso rápido a determinadas informações, tais como: endereços de sites, conceitos acadêmicos e a redes sociais.

2.3- CONSTRUINDO SEU PORTFÓLIO

R= Portfolio é uma lista de atividades, trabalhos e experiências  de um profissional ou de uma empresa , cujo objetivo é oferecer  uma determinado imagem ao público, podemos afirmar que se trata de um perfil público do sujeito o entidade que a produz. Neste sentido, sua função é apresentar midiaticamente as ações desenvolvidas por uma pessoa ou organização pública ou privada.  

2.4- PLANEJANDO ATIVADES COM HIPERTEXTO

R= As atividades que podem ser feitas por intermédio da utilização de hipertexto são as mais variáveis possíveis, entre as quais podemos destacar:  1- a sua utilização em apresentações de slides, onde podemos marcar determinadas palavras, relacionando-as a um site específico que trate sobre o seu significado, 2- em textos acadêmicos, que utilizam recorrentemente palavras muitos técnicas para conceituar determinados ações e procedimentos científicos, como por exemplo,os observado na área médica e 3- nas publicações feitas em blogs, como forma de direcionar o leitor a determinados sites ou redes sociais que o auxilie de forma didática na compreensão efetiva da publicação ora efetuado no blog.   

2.5-NAVEGANDO PELO WIKIPÉDIA

R= A navegação pelo WIKIPÉDIA corresponde ao processo pelo qual os indivíduos possuem a possibilidade, em tempo real, de pesquisar qualquer assunto dentro da rede mundial de computadores, por isso, é também chamado de enciclopédia livre, Isto é, de acervo literário, cultural e científico de acesso democrático e universal.

Através de WIKIPEDIA podemos ter acesso a definições, conceitos e entendimentos sobre diversas áreas do saber. Ele nos permite também contribuir na elaboração ou complementação destes conceitos, servindo como ferramenta de interação entre seus interlocutores.



2.6 REFLETINDO SOBRE SOFTWARE LIVRE.

R= Segundo o WIKIPEDIA”Software livre”, é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado e redistribuído sem restrições. O conceito de livre se opõe ao conceito de software restritivo (software proprietário), mas não ao software que é vendido almejando lucro (software comercial). A maneira usual de distribuição de software livre é anexar a este uma licença de software livre, e tornar o código fonte do programa disponível”.

Desta forma, podemos compreender os softwares livres como uma alternativa de democratização da informação e dos meios utilizados para a sua consecução. Neste sentido, representa a possiblidade de inclusão digital gratuíta e universal.






Atividade 1.1-Quem sou como professor e aprendiz”



A forma como me avalio como professor perpassa pela compreensão que tenho da educação como processo de solidariedade, produção de conhecimento e resgate social. Nesse sentido, eu acredito que  ensinar é a forma pela qual contribuo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Assim, julgo ser um professor  que ao se colocar no lugar do aluno, senti suas necessidades suas motivações e também suas angustia.



Assim busco sempre me aperfeiçoar para que eu possa oferecer uma aula cada vez melhor, uma vez que ensinando e apreendendo com os meus alunos, busco repassar a eles conhecimentos que possam utilizar não somente na minha disciplina, mas nas suas vidas de uma forma geral



Atividade 1.2 - Registrando a própria reflexão Base de dados



A introdução das tecnologias no processo educativo sem dúvida representa um avanço para a massificação e qualificação da aprendizagem, entretanto é preciso estabelecer determinados limites para a utilização dessas tecnologia, pois assim como podem ser utilizadas o bem público, também pode ser utilizadas para o mal.



Desta forma, devemos compreender que a informática como instrumento de aprendizagem  deve estar acompanhada de procedimentos éticos, capazes de oferecer aos seus usuários a capacidade de dicernir entre o bem e o mal.



Atividade 1.3 – Analise o seguinte texto



[...] É necessário repensar a escola e a educação no sentido mais amplo.
A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de
conhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento.

(Dowbor, L., 2001)



O autor acredita que a escola nas sociedade modernas devem substituir a aprendizagem conteúdista pela aprendizagem construtivista e emancipadora. A escola deve se tornar um espaço de apoio, de acolhimento e de incentivo a produção, deve ensinar somente os conteúdos necessários aos alunos, para que estes possam utilizá-los de maneira racional na solução de seus problemas práticos.



Assim, cabe a escola ensinar aos seus alunos escolher, dentre a infinidade de informações, aquelas que lhes permitam melhorar como profissionais e como cidadãos. Neste sentido, uma escola adaptada as nova tecnologias tem maiores chances de oferecer aos seus discentes uma educação libertadora.



Atividade 1.4 – Faça uma breve observação na sua escola para levantar quais tecnologias são mais utilizadas e de que forma isto vem acontecendo.

Na escola na qual ensino verificou que há uma estrutura tecnológica bem estruturada, composta de biblioteca, sala de vídeos e laboratório, entretanto, exceto a primeira, as outras não são utilizadas, uma vez que não possuem professores qualificados para administrá-las.

           

A sala de vídeo não possuem um projeto de ensino, assim como não tem um acervo de          filmes educacionais. Desta forma, ainda funciona de forma inadequada e providencial.

           

O laboratório de informática também carece de um projeto pedagógico, de manutenção dos equipamentos e de professores qualificados para o manuseio da tecnologia de informação e comunicação.



1.    Organize estas informações usando o Impress (2 a 3 slides).

2.    Salve o documento, atribuindo um nome que facilite a sua identificação, da seguinte forma:

3.    Envie o arquivo através desta atividade.



Atividade 1.5 – Acesse o Portal do Professor.

1.    Selecione o item “Espaço da Aula” e clique em “Sugestões de Aula”.

2.    Procure e Analise um exemplo, destacando pontos das estratégias de aula, da avaliação e do uso de recursos que considera relevante do ponto de vista da aprendizagem do aluno e que possam tornar-se referência para sua prática pedagógica.

3.    Elabore no editor de textos um fichamento contendo: nome do programa, áreas do conhecimento envolvidas, breve descrição com uma síntese expressando sua opinião e as idéias suscitadas para colocar em ação posteriormente.

4.    Salve o documento, atribuindo um nome que facilite a sua identificação, da seguinte forma: ativ-X_seunome.

Por exemplo: para esta atividade, realizada pelo Renato Bastos, o nome do arquivo será: Poste o arquivo nesta atividade clicando em acrescentar item.

5.    Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis, a fim conhecer suas reflexões e relatos.

Programa: Matemática e Meio Ambiente

Tema: Ciências Exatas e suas tecnologia

“Aplicar a Matemática em situações cotidianas faz a diferença para os alunos perceberem que o componente curricular não originou apenas da sala de aula, mas também da necessidade do cotidiano social. Desse modo, o aluno poderá: aplicar de forma concreta alguns conceitos matemáticos melhorando sua compreensão e apreensão; ter seu interesse pela Matemática despertado ante sua aplicabilidade e desenvolver a criatividade, através da criação de novos produtos e embalagens.”(pg 01)

…....................................................................................................................................................

“Despertar a conscientização a respeito do Meio Ambiente e da importância da sua preservação, assim como da necessidade do reaproveitamento do lixo por meio da reciclagem.” (pg.01)

…....................................................................................................................................................

“ Utilizar o material reciclado no dia-a-dia”

“Este projeto foi elaborado objetivando a contextualização do tema “Valores e Quantidades”, e serão desenvolvidos com os alunos do 6º ano, onde os alunos não só irão trabalhar a matemática com a quantidade envolvendo o sistema métrico decimal e também os valores da conscientização com o meio ambiente”.



“1ºEtapa
A primeira etapa contar um pouco da historia do sistema métrico decimal
http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/jorgeasantos/matematicaconcursos010.asp



“2ºEtapa
A segunda etapa será trabalhada na sala de aula com o conteúdo sistema métrico decimal de medidas de comprimento onde o aluno terá a noção que sistema métrico decimal, a unidade fundamental para medir comprimentos é o metro...”

“3ª Etapa

A terceira etapa do projeto será com a reciclagem do material recolhido pelos alunos. E partindo do desenvolvimento de uma consciência e do valor ambiental quanto à necessidade com responsabilidade, reconhecendo-a como recurso não-renovável e que pertence a todos. Garrafa pet, rolinho de papel higiênico, caixa de pasta de dente, lata óleo e embalagens de leite viram peças para o estudo do sistema de unidades de medidas...”

Opinião: achei a aula muito interessante, pois aplica os princípios básicos das unidades de medida na solução de problemas práticos do cotidiano dos alunos. Além disso, o ensino visa construir uma consciência ambiental de reaproveitamento dos recursos naturais, por intermédio da reciclagem de materiais.